1. Resumo da proposta
Um labirinto é constituído por um conjunto de percursos intrincados criados com a intenção de desorientar quem os percorre [1].
Todos os labirintos apresentam dois pontos em comum: primeiro, a existência de um centro; segundo, um caminho ou via tortuosa, geralmente cheio de obstáculos, e que deve ser percorrido e vencido para que se possa chegar ao centro. A simbologia do labirinto parece ser, dessa forma, bastante clara: o centro representaria um estado de consciência superior, o ambicionado “estado de Ser”, objetivo a ser atingido para todas as escolas chamadas esotéricas ou iniciáticas. O caminho tortuoso representaria a própria caminhada do indivíduo em direção a si mesmo, através da auto-superação e do autoconhecimento [2].
Essa proposta busca criar uma experiência de imersão em um labirinto onde o usuário será seu centro. O usuário se posicionará no centro da sala e então será projetado um labirinto no chão ao seu redor.
O labirinto será, na realidade, um objeto físico, que o usuário irá controlar com a inclinação do seu corpo. Caso ele incline pra frente, o labirinto também se inclinará para frente.
Assistam a esse vídeo (clique aqui) do labirinto de mercúrio para terem uma ideia melhor como essa interação com o usuário funcionará.
Uma câmera será usada pra filmar o labirinto e essa imagem será projetada em cima do usuário, criando a experiência de imersão.
Ainda quero explorar essa questão de "desorientar" o usuário e os obstáculos, mas isso acredito que irá crescer ao longo do projeto.
2. Líder
Sandro Miccoli
3. Equipe
Em aberto
4. Materiais necessários
4.1. Hardware
- Labirinto (pode ser esse de mercúrio ou podemos construir algum outro);
- Kit Arduino (necessário pra alterar a inclinação do labirinto);
- Projetor;
- Câmera;
- Kinect;
4.2. Software