(proposta) Labirinto

1. Resumo da proposta

Um labirinto é constituído por um conjunto de percursos intrincados criados com a intenção de desorientar quem os percorre [1].

Todos os labirintos apresentam dois pontos em comum: primeiro, a existência de um centro; segundo, um caminho ou via tortuosa, geralmente cheio de obstáculos, e que deve ser percorrido e vencido para que se possa chegar ao centro. A simbologia do labirinto parece ser, dessa forma, bastante clara: o centro representaria um estado de consciência superior, o ambicionado “estado de Ser”, objetivo a ser atingido para todas as escolas chamadas esotéricas ou iniciáticas. O caminho tortuoso representaria a própria caminhada do indivíduo em direção a si mesmo, através da auto-superação e do autoconhecimento [2].

Essa proposta busca criar uma experiência de imersão em um labirinto onde o usuário será seu centro. O usuário se posicionará no centro da sala e então será projetado um labirinto no chão ao seu redor.

O labirinto será, na realidade, um objeto físico, que o usuário irá controlar com a inclinação do seu corpo. Caso ele incline pra frente, o labirinto também se inclinará para frente.

Assistam a esse vídeo (clique aqui) do labirinto de mercúrio para terem uma ideia melhor como essa interação com o usuário funcionará.

Uma câmera será usada pra filmar o labirinto e essa imagem será projetada em cima do usuário, criando a experiência de imersão.

Ainda quero explorar essa questão de "desorientar" o usuário e os obstáculos, mas isso acredito que irá crescer ao longo do projeto.

2. Líder

Sandro Miccoli

3. Equipe

Em aberto

4. Materiais necessários

   4.1. Hardware

  - Labirinto (pode ser esse de mercúrio ou podemos construir algum outro);
  - Kit Arduino (necessário pra alterar a inclinação do labirinto);
  - Projetor;
  - Câmera;
  - Kinect;

   4.2. Software