Projeto III - Manequim Estético

1. Resumo da proposta


Uma silhueta reduzida (homem vitruviano de Davince estilizado) possui contatos metálicos em partes estratégicas do corpo (Figura 1), que remetem a áreas de cirurgias plásticas. Ao fazer o contato nessas áreas com um bisturi, será projetada em um modelo de maior escala (Figura 2 e 3), imagens de texturas de pele, ícones globais que fizeram qualquer procedimento cirúrgico, distorções das partes do corpo selecionadas, além de dados sobre o assunto.

   1.1. Etapas do projeto:

Podemos dividir o projeto em cinco frentes diferentes: programação, vídeo Mappin, produção de imagens, coleta de dados e confecção das silhuetas.

Na parte da programação será necessário criar um programa em Processing ou Open Frameworks que receba via OSC os sinais captados no Arduíno, transformando-os em ponteiros para os vídeos e imagens mapeados no Resolume. Esse sinal deve ser transferido via OSC para o Syphon para depois dar saída do streaming no Resolume. A programação do Arduíno deverá apenas mapear os contatos feitos com o bisturi como ligado ou desligado e enviar para o Processing.

O vídeo Mappin será feito no Resolume. Uma máscara da silhueta será feita para exibir a projeção dentro do modelo. Serão feitas também pequenas máscaras para os vídeos das partes selecionadas. Por último, será necessário outro layer para exibição dos dados de cirurgias plásticas em forma de texto.

Terão que ser produzidas imagens e vídeos que condizem com a estética da exposição, principalmente ligadas a cirurgias plásticas.

A coleta dos dados deverá ser feita também e alocadas em pequenas animações ou strings no processing para depois ser enviadas para o Resolume e manipuladas em forma de vídeo.

Toda a parte “física” do projeto deverá ser construída: Silhueta maior em madeira, silhueta menor com contatos metálicos, bisturi ligado ao arduíno, etc.


Instalação em corredor:



3. Equipe

João Pedro, Sandro, Tatiane, Fernanda e Renata.

4. Materiais necessários

  - computador com sistema operacional MAC OS (tem no lab);
  - resolume avenue / processing (tem no lab);
  - arduino (tem no lab);
  - projetor (tem no lab);

  - mesa para o computador;
  - caixas de madeira para cada parte do corpo (rosto, busto, braço, perna e nádegas);
  - mesa para expor as caixas;
  - boneco para interface;
  - pregos para boneco;
  - bisturi metálico;
  - atadura de gesso;
  - vaselina;


4. Outras Informações

Distância do projetor: 1m a 2m do projeto;